Turista de Campos do Jordão gasta R$ 500 por dia, aponta levantamento |
Valor é baseado em preço médio de hospedagem, alimentação e passeios. Apesar disso, comerciantes da cidade reclamam de queda nas vendas. |
Cada turista que se hospeda em Campos do Jordão, no
interior de São Paulo, um dos destinos mais procurados durante a temporada de
inverno, gasta, em média, R$ 500 por dia. É o que aponta um levantamento feito
pelo Convention & Visitors Bureau, entidade que promove atividades para
estimular o turismo na cidade. Entre os meses de maio a agosto são esperados 1,2
milhão de visitantes no município da Serra da Mantiqueira.
Para chegar ao valor, o órgão considera o preço médio de diária de hospedagem, dos pratos dos restaurantes, dos vouchers de passeios e também de serviços, seguindo o padrão divulgado pela Organização Mundial do Turismo e do Ministério do Turismo. Já o "turista de um dia", aquele que apenas passa pela cidade, desembolsa cerca de R$ 200, de acordo com a entidade. Somente em julho, mês considerado como o recordista em movimento, 550 mil turistas já passaram pela cidade. De acordo com a Prefeitura de Campos do Jordão, o pico de visitação registrado neste ano foi no feriado prolongado de 9 de julho. Mesmo com tanta gente visitando a cidade, os comerciantes não estão satisfeitos e reclamam de queda nas vendas. Juarez Ribeiro de Carvalho, proprietário de uma malharia há 38 anos no município, afirma que, mesmo com a cidade cheia, o comércio tem tido dificuldades em lucrar. "As vendas estão bem abaixo da expectativa, apesar do frio. Tenho notado que nos finais de semana a cidade tem ficado lotada, mas isso não se traduz em vendas, pois geralmente são turistas que vem e voltam no mesmo dia. Com isso, acabo vendendo mais durante a semana, quando os turistas que se hospedam realmente na cidade e aproveitam para passear com mais tranquilidade", diz o empresário, que calcula uma queda em torno de 20% nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado. Já Lelio Gomes, que produz e vende malhas há 40 anos, contabiliza uma queda de 30% nas vendas. O empresário atribui a redução a três fatores: o atraso na chegada do frio, uma mudança de público que visita a cidade e também a um momento econômico de menor consumo. Com as quedas, os comerciantes têm apostado em descontos e liquidações nas duas semanas finais do Festival de Inverno, que atrai muitos turistas para a cidade. "Quando vi que as vendas estavam indo muito devagar, decidi fazer promoção nas peças e facilitar o pagamento para incentivar o consumo. Estamos oferecendo para nossos clientes 20% de desconto em até quatro parcelas para o pagamento", explica Gomes. Juarez também aposta em descontos. Nas duas lojas da malharia, oferece desconto de até 30%. Mesmo assim, ele acredita que é necessário criar mais atrativos para a cidade. "Temos excelentes hospedagens, restaurantes e comércios. O que falta para a cidade são mais alternativas de lazer, pois em termos de belezas naturais a cidade é imbatível", afirma. Para este final de semana, a cidade estima receber de 90 a 100 mil turistas. A programação dos últimos dias de festa pode ser conferida no site do 43° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O Convention & Visitors Bureau fez um roteiro para os turistas aproveitarem melhor a cidade. |