domingo, 11 de agosto de 2013

NÓS AQUI DE UBATUBA NÃO SABERÍAMOS VIVER COM ESSE CAOS

Em corredor, velocidade de ônibus é o dobro da de carro

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CÉSAR ROSATI
DE SÃO PAULO
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Parar de carro está cada vez mais fácil no corredor norte-sul em São Paulo.
Desde a inauguração da faixa exclusiva de ônibus, na última segunda-feira, os carros mais param do que andam na via composta pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.
Na última semana, a reportagem percorreu todos os dias os 10,4 km da nova faixa e constatou que a velocidade média dos carros foi a mesma de um patinete elétrico para crianças: 11 km/h.
Enquanto isso, a velocidade média dos ônibus chegou a 24 km/h dentro das faixas exclusivas, mais que o dobro da dos carros.
De acordo com números da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), um ônibus que parte do centro até o aeroporto de Congonhas gasta, em média, 30 minutos. Um carro leva 56 minutos para vencer o mesmo trecho.
Carlos Augusto Linhares de Araújo, motorista da linha 509-M (Jardim Miriam - Terminal Princesa Isabel) diz não gostar de lembrar do "pesadelo" que era a 23 de Maio antes das faixas exclusivas.
"Era uma tortura entrar no corredor norte-sul. Agora a situação ficou bem melhor e o maior beneficiário é o passageiro", conta.
O enfermeiro Marcelo Rodrigues Damasceno, 36, aprovou a mudança. Ele vai todos os dias de ônibus do terminal Bandeira até a região do Jardim Capelinha. Antes da faixa exclusiva, demorava uma hora e meia no trajeto.
Agora, gasta meia hora a menos. "Melhorou bastante meu dia a dia", disse.
A faixa exclusiva também tornou a passagem de ambulâncias pelo corredor, que atende os principais hospitais da cidade, mais veloz.
Segundo o motorista de ambulância Valter dos Santos Leonardo, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a nova faixa otimizou o trajeto.
"Antes era preciso desviar dos carros, ônibus e motos na 23 de Maio. Agora temos um corredor único. A diferença pode salvar uma vida."
Por enquanto, quem não respeitar a exclusividade da faixa não será multado, mas a moleza está próxima do fim.
A CET ainda não definiu uma data, mas diz que as multas (de R$ 53,20 e três pontos na carteira) começam "quando todos os trechos exclusivos para os ônibus estiverem implantados e em operação".
NOVA FASE
Amanhã começa a funcionar o terceiro trecho de faixas exclusivas do corredor norte-sul, com 13 km, nas avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro, até a avenida Teotônio Vilela.
O horário de funcionamento será o mesmo dos outros trechos, das 6h às 22h. Ainda haverá outra ampliação da faixa até a av. Atlântica, ainda sem data.
Com o terceiro trecho, a gestão Fernando Haddad (PT) chega a 113 km de faixas implantadas. A meta é chegar a 220 km até o fim do ano
Rivaldo Gomes/Folhapress
Trecho de faixa da avenida Moreira Guimarães próxima ao viaduto Julião da Costa Aguiar, no sentido bairro
Trecho de faixa da avenida Moreira Guimarães próxima ao viaduto Julião da Costa Aguiar, no sentido bairro
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